Qual o papel do Ortopedista Especialista em Joelho?

Você já ouviu falar em rótula, patela, ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP) e menisco? Todos esses são componentes do joelho, uma das mais complexas articulações do corpo humano.
 
É o joelho que permite que o ser humano caminhe, corra e pratique exercícios, além de muitas outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia. É exatamente por isso que um diagnóstico de Cirurgia do Joelho pode assustar muita gente.
 
O que muitos não sabem é que atualmente existem muitas técnicas que permitem que a cirurgia seja menos traumática. A Artroscopia de Joelho é uma delas – técnica pouco invasiva que permite realizar o tratamento dos danos do interior de uma articulação. É realizada utilizando um artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão.
 

A Ortopedia de Joelho trabalha em conjunto com outras especialidades médicas, como a Medicina Esportiva, que entra em cena quando o paciente é um atleta ou praticante de atividades físicas.

Já a fisioterapia participa do processo de tratamento do paciente quando for necessário realizar algum procedimento que envolva reabilitação ou fortalecimento da articulação, e a Cirurgia de Joelho é realizada quando é necessário tratar de condições mais graves que justificam desse tipo de intervenção médica.

A função do ortopedista de joelho é prevenir, diagnosticar e tratar as diversas condições que podem afetar essa região do corpo, como os rompimentos dos ligamentos LCA e LCD, as luxações que afetam a patela, a tendinite patelar, a lesão no menisco, a artrose no joelho, a gonartrose e a condromalácia patelar.

Na Otur você ainda encontra especialistas que acumulam experiência em cirurgias de prótese de joelho, bem como tratamentos mais recentes como o tratamento com Ácido Hialurônico – quando é feita uma espécie de infiltração com o produto para cessar a dor.

Agende agora mesmo sua consulta

Lista de Convênios