Prevenir lesões no quadril é de grande importância, pois, como é a articulação responsável pelo movimento dos membros inferiores, a lesão nesta área pode causar uma queda significativa na qualidade de vida.

Para nós aqui da Otur, prevenção é fundamental, pois essas lesões podem interferir na mobilidade e funcionalidade do quadril.

Ainda sobre o assunto prevenção, não deixe de ver também nossa matéria sobre cuidados da saúde óssea da mulher: como prevenir a osteoporose 

Hoje iremos focar nas principais causas e algumas dicas de como prevenir as lesões no quadril, que podem acontecer devido a uma série de fatores diferentes, como por exemplo, problemas causados pelo envelhecimento da articulação. Além disso, pode estar relacionadas aos desequilíbrios musculares.

Dentre as causas principais, podemos destacar algumas:

Bursite Trocantérica

Inflamação da “bursa” (bolsa gelatinosa que, normalmente, contém uma pequena quantidade de fluido), que está presente entre a parte superior e lateral do fêmur. Quando essa estrutura inflama, devido a um atrito de um tecido fibroso da coxa sobre o osso, acaba gerando a dor no quadril.

Tendinopatias

Processo degenerativo ou inflamação de alguns tendões em torno do quadril, o que dificulta a realização de tarefas do dia a dia. Quando os tendões inflamam, o paciente sofre com a dor na região do quadril.

Artrose

A artrose é o desgaste da articulação do quadril. É comum em pessoas idosas podendo gerar dor na região do quadril e coxa. Com o passar do tempo pode haver maior limitação de movimento.

Hérnia de disco e compressão de ciático

Muitas pessoas apresentam dores na região lombar, não necessariamente causadas por um problema no quadril, mas sim por hérnia de disco na região lombar.

Além disso, outro fator que causa dor na região do quadril é a compressão do nervo ciático, dor essa que pode ficar na região dos glúteos e se prolongar até posterior da coxa.

Fraturas

A principal causa de cirurgias ortopédicas em pacientes idosos. Alguns fatores que contribuem para isso são a osteoporose, a falta de condicionamento físico, falta de equilíbrio, bem como dificuldades visuais. Todos esses fatores contribuem para quedas em idosos, e, por consequência, fraturas e lesões no quadril.

Como prevenir as lesões no quadril?

 

1) Mantenha-se saudável

A manutenção de uma dieta saudável e equilibrada contribui para a prevenção de lesões no quadril, pois, além de proporcionar o melhor funcionamento do organismo, também evita o sobrepeso, o que geralmente é um fator de predisposição a problemas articulares.

 

2) Tenha uma vida ativa

A prática de exercícios físicos regulares feitos corretamente com o acompanhamento de um profissional contribui para o fortalecimento das articulações, auxiliando assim a prevenir e amenizar lesões e dores no quadril. Durante a realização de exercícios físicos é importante utilizar um tênis adequado e prestar atenção no local onde será realizado o treino, pois pistas irregulares podem fazer com que você pise de mal jeito e cause lesões no quadril.

3) Sempre faça exercícios de alongamento

Antes de iniciar qualquer atividade física, deve-se realizar o alongamento, sempre respeitando os limites do seu corpo. O tempo ideal e recomendado são 15 minutos de alongamento, tempo suficiente para preparar o corpo para o exercício. Logo após alongar, não esquecer de realizar o aquecimento.

4) Cuide de sua postura

Nas atividades rotineiras, como no trabalho ou estudo, cuide da sua postura, evitando ficar muito tempo sentado ou em pé. O ideal é fazer pausas durante as atividades para um alongamento. Também é válido prestar atenção ao fazer atividades como descer e subir escadas, pois são nessas atividades que acontecem a maioria dos acidentes relacionados a lesões no quadril.

5) Ao sinal de dor, consulte um especialista

Em caso de dor ou qualquer sinal de desconforto, consulte um especialista. O diagnóstico correto e o tratamento adequado são feitos por um médico especialista em quadril, que realiza exames específicos e analisa o histórico clínico do paciente.

Em caso de dúvidas, conte com a Otur, nossos especialistas possuem grande experiência em diagnóstico e tratamentos relacionados a lesões no quadril.

Dr. Leandro Nani Pires

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.