Viscossuplementação pode intrigar quem não está habituado com a rotina da ortopedia. Mas é para isso que estamos aqui: esclarecer, explicar e agregar ainda mais conhecimento aos nossos leitores.

Afinal, nós da Otur vamos muito além de tratamentos e especialidades. Para nós, o conhecimento é fundamental.

Descubra agora o que é viscossuplementação, quais são os benefícios, para quem é indicado, e muito mais.

E, lembre-se: nós da Otur somos, há mais de 30 anos, especialistas em ortopedia e traumatologia. Temos os melhores tratamentos, com os profissionais mais qualificados em diversas especialidades nessa área.

Agora, vem com a gente e descubra tudo sobre viscossuplementação.

O que é viscossuplementação?

A viscossuplementação é um tratamento/injeção de ácido hialurônico exógeno nas articulações diartrodiais, visando restaurar as propriedades reológicas do líquido sinovial, com objetivo mecânico, analgésico, anti-inflamatório e condroprotetor. O ácido hialurônico é um polissacarídeo de alta viscosidade naturalmente produzido pelas células B da membrana sinovial. Do ponto de vista bioquímico, é classificado dentro dos grupos dos glicosaminoglicanos. Comporta-se, sob condições fisiológicas, como um sal, sendo, portanto, também denominado de hialuronato de sódio, ou hialuronano. Suas propriedades físico-químicas são determinadas por sua massa molecular e conformação espacial. As moléculas de alto peso molecular de ácido hialurônico se entrelaçam, formando uma solução de alta viscosidade, que serve tanto como lubrificante quanto como amortecedor de choques.

Viu que demais?

A viscossuplementação é um tratamento, isso quer dizer que não é algo produzido dentro do nosso organismo, mas que ajuda o ácido hialurônico (ou hialuronato) juntamente com a água, o principal componente do líquido articular e é responsável pelas propriedades de lubrificação e de amortecimento de impactos do líquido articular normal.

Nos processos inflamatórios e de desgaste do joelho, o líquido articular fica pouco viscoso, pela diminuição da quantidade e qualidade do ácido hialurônico nele. Isso, além de prejudicar os efeitos de lubrificação, também contribui para manter a inflamação da articulação pela presença de moléculas inflamatórias.

Assuntos relacionados ao joelho são interessantes para você? Confira o artigo “Obesidade vs. joelhos: como o sobrepeso pode afetar a articulação?”

Quais são os benefícios da viscossuplementação?

A viscossuplementação possui alguns benefícios na artrose, pois melhora a lubrificação da articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem, diminui a dor, auxilia na prevenção da piora da artrose e controla o estado de desgaste atual. Com resultados comprovados em estudos científicos bem controlados, a aplicação simples e com pouca dor do ácido hialurônico (isto é, da viscossuplementação) vem agradando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Quem pode passar por esse tratamento?

Os principais candidatos à viscossuplementação são pessoas que sofrem de artrose, ou que possuem lesões que levam ao surgimento da artrose, como lesão de menisco, lesão de ligamento, lesão de cartilagem, artrite reumatoide, entre outros. Pessoas que não podem, ou não desejam, fazer cirurgia, também são pacientes que podem se submeter a este procedimento e que poderão ter resultados satisfatórios.

viscossuplementação

O que fazer após a aplicação?

Como a viscossuplementação é um procedimento invasivo, é recomendado que o paciente evite qualquer tipo de atividade física ou que necessite levantar peso nas primeiras 24 horas após a aplicação. Não é também recomendado dirigir nas primeiras horas após o procedimento. Por outro lado, o paciente pode trabalhar desde que não tenha a necessidade de realizar esforço físico dentro daquelas 24 horas iniciais. Se o paciente sentir algum desconforto após a aplicação, recomenda-se aplicar gelo durante 20 minutos e utilizar os medicamentos prescritos pelo seu ortopedista.

Agora ficou mais claro? Se não ficou, não se preocupe, vamos te mostrar as vantagens da viscossuplementação.

Quais as vantagens da viscossuplementação?

Artrose e dores no joelho não são exclusividade da terceira idade. Muitos jovens também estão apresentando esses problemas, seja por executar atividades que exigem muito das articulações ou ficar tempo demais em pé.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 15 a 20% da população mundial sofra com artrose, terceira causa que mais afasta pessoas no trabalho em nosso país, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Entra em cena, então, a viscossuplementação, tratamento que ajuda a combater essas dores e a artrose. A técnica consiste na aplicação de ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença na cartilagem. Os resultados? Alívio da dor e melhora da inflamação na articulação.

Além do joelho, o procedimento também pode ser usado nas articulações dos ombros, tornozelos e quadris. Os benefícios já são sentidos após a aplicação, com efeitos que podem durar até seis meses. O método é recomendado aos pacientes que não responderam adequadamente a outras medidas terapêuticas, podendo ser feito em qualquer fase da artrose, mas com prováveis efeitos maiores quando a doença está em fase inicial.

Agora sim você conhece mais sobre a viscossuplementação. E caso tenha ficado qualquer dúvida, entre em contato com a gente, temos os melhores profissionais, para atender e orientar em todas as dúvidas.

Venha até a Otur e descubra nossas especialidades, nossos tratamentos e fisioterapia, corpo clínico e muito mais.

colleoni

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.