A obesidade é uma condição existente quando o indivíduo atinge um peso corporal que passa a gerar impacto no seu organismo e rotina. Por exemplo, a movimentação é dificultada, gerando problemas nos joelhos, algo comum nesse tipo de quadro.

Dessa forma, é fundamental buscar ajuda médica para tratar o problema desde as suas causas. Afinal, o tratamento e alívio das dores nos joelhos são feitos em conjunto e pode gerar ótimos resultados para o paciente, trazendo de volta o seu bem-estar.

Por isso, se quiser saber mais sobre a relação da obesidade e os problemas nos joelhos, é só continuar a leitura!

Entenda a relação entre a obesidade vs. joelhos

As nossas articulações favorecem o nosso movimento, que acontece com uma mecânica que torna possível o deslocamento de peso. Assim, quando o indivíduo está no grau mais avançado de obesidade as articulações acabam recebendo uma sobrecarga.

Então, a tendência é evitar o movimento, já que quanto mais peso corporal, maior dificuldade. Isso por sua vez torna a pessoa vulnerável a diversas doenças, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, além de lesões no joelho. Essas lesões podem gerar sintomas, como dores, inchaço e rigidez.

As lesões mais comuns que podem surgir no joelho

A condromalácia é a condição que mais afeta indivíduos com alto grau de obesidade, situação na qual a sobrecarga gera inflamação na cartilagem, que fica mole com o tempo. Dessa forma, se demora a ter diagnóstico e tratamento o joelho pode ficar inoperável, piorando suas condições gradativamente.

Outro tipo de problema que pode surgir é a artrose, problema em que o joelho passa a formar esporões, porque está fraco. Esses esporões acabam pressionando a estrutura óssea do joelho, o que gera muitas dores e inchaço.

Também existem outras lesões geradas por excesso de carga, como lesão da cartilagem e lesão meniscal degenerativa, ambas podem chegar a quadros graves, sobretudo se o paciente já tinha histórico de problema no joelho e a obesidade intensificou a situação.

obesidade

Como tratar os joelhos lesionados?

Buscar o diagnóstico é muito importante caso você perceba os sintomas mais comuns, como dores e inchaço na articulação. Dessa forma é possível entender o tratamento de maneira individualizada, buscando melhorar a sua qualidade de vida.

Nesses casos geralmente o tratamento é feito com um conjunto de profissionais, porque não basta fisioterapia e cirurgia no joelho, por exemplo, é preciso melhorar a rotina desse paciente. Isso porque, se a causa está associada à sobrecarga, é necessário começar novos e melhores hábitos para ter resultados no tratamento.

Assim, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico podem estar envolvidos nesse trabalho. Apenas em conjunto é possível fazer com que o paciente recupere sua qualidade de vida.

É muito importante observar a condição dos joelhos e procurar ajuda em caso de dores, além de procurar alternativas para sair do quadro de obesidade. Como vimos, a obesidade é capaz de gerar problemas de saúde graves, dificultando a prática de atividades simples da rotina, como a locomoção.

Então, procure profissionais que possam te ajudar a perder peso de forma saudável e a cuidar melhor dos joelhos para recuperar sua movimentação e ter mais saúde.

colleoni

Leave a Reply