Ter uma lesão no quadril gera dor, desconforto e prejudica a qualidade de vida de qualquer pessoa. Seja por desgaste vindo pela idade ou por intercorrência durante a prática de uma atividade física, a situação deve ser diagnosticada rapidamente por um profissional capacitado para evitar prejuízos à saúde do paciente.

Identifique e conheça os tratamentos para as lesões de quadril mais comuns e esteja preparado para lidar com elas:

Artrose do quadril

Conhecida também como osteoartrose, trata-se de um desgaste de articulação que resulta em sintomas como dor em determinada parte do quadril. Ela surge especialmente ao andar ou ficar sentado por um longo tempo. A artrose de quadril costuma surgir em pessoas acima de 45 anos, mas pode afetar também atletas que em suas atividades utilizam muito a articulação do quadril.

Vale lembrar que o quadril sustenta grande parte do corpo e está constantemente em movimento. Por isso, o tratamento com medicamentos e fisioterapia pode aliviar os sintomas de maneira substancial. É recomendado procurar um profissional logo nos primeiros sintomas para que complicações sejam evitadas.

A cirurgia para retirar a parte inflamada ou substituir a cartilagem do quadril por uma prótese também pode ser necessária quando a dor não diminui apenas com o tratamento clínico.

lábrum

Lesão no lábrum

Essa é a forma mais comum de dor no quadril que acomete especialmente atletas e adultos jovens. A lesão no lábrum pode afetar ainda adolescente e ser desencadeada por atividades esportivas ou, raramente, por doenças na estrutura do quadril. Na prática, a lesão surge como resultado de movimentos repetitivos do indivíduo que aos poucos vai desgastando essa estrutura específica do quadril.

O tratamento conservador tem início em uma minuciosa análise de alterações na estrutura óssea da região, para garantir que a lesão seja tratada em longo prazo e como um todo. Em cerca de 90%, com essa atenção inicial para a estrutura do quadril, o prognóstico é satisfatório para o paciente.

Caso não haja boa resposta para o alívio dos sintomas com fisioterapia e medicamentos orais, o paciente passa a ser candidato ao tratamento cirúrgico.

Bursite do quadril

Também chamada de bursite trocantérica, essa lesão é desencadeada por um processo inflamatório de uma estrutura formada por tecido conjuntivo que fica ao redor de algumas articulações. Quando funciona adequadamente, esta estrutura reduz o atrito entre tendões, ossos e músculos.

A doença pode ser desencadeada por diversos fatores que vão desde doenças que causam fraqueza muscular como por realização de exercícios físicos muito intensos que podem provocar a sobrecarga nestas articulações. Seus principais sintomas são a dor na lateral do quadril, especialmente quando se passa muito tempo em pé ou deitado. É comum também observar o inchaço local, dor ao toque e que irradia para a coxa.

O tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios, realização de fisioterapia e em casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia. Lembre-se que se não for tratada, a bursite pode tornar-se crônica e será ainda mais difícil diminuir a manifestação dos seus sintomas.

Gostou deste texto? Compartilhe!

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.