A Pliometria é um estilo de atividade física que envolve uma série de exercícios com o objetivo de explorar o uso máximo da musculatura em movimentos densos de explosão e com sequencias bem rápidas.

A base desta técnica se aplica na utilização de diversas áreas do corpo em sequências de contrações concêntricas (músculos que se contraem) e excêntricas (músculos que se alongam), na busca por uma otimização do exercício. Alguns educadores físicos e profissionais de Fisioterapia trabalham constantemente com esses estilos de exercícios.

Confira neste artigo um pouco mais sobre os exercícios de Pliometria e seus benefícios.

Boa leitura!

Pliometria

O que é o Treino Pliométrico?

Como mencionamos acima, a Pliometria explora ao máximo os músculos para realizar repetidos movimentos rápidos e de explosão. Essa ação em atividades de esforços acelerados contrai e libera força acumulada.

A compilação destes exercícios pode beneficiar incrivelmente o aumento dos níveis atléticos e de queima de gordura. Este tipo de treino também pode ser usado como uma forma preventiva ou para reabilitar lesões.

Na Fisioterapia usa-se muito os treinos pliométricos para ajudar seus pacientes. Esses exercícios têm como foco a busca da consciência motora pela melhor maneira de empregar esta impulsão de força pelos praticantes.

Para os atletas o treino pliométrico ajuda a aprimorar as técnicas em atividades de corrida ou salto, pois ele se apoia no trabalho de explosão e de velocidade.

 

Exercícios mais praticados de Pliometria:

Parte inferior do corpo:

  • Pular corda;
  • Salto vertical;
  • Drop jump (descer de um local alto e depois saltar verticalmente);
  • Salto na caixa;
  • Afundo com salto;
  • Agachamento com salto.

Parte superior:

  • Arremesso com medicine ball;
  • Flexão de braço explosiva (tirando as mãos do chão ao subir o tronco);
  • Superman ou Flexão de braço com salto horizontal (tirar pés e mãos do chão ao subir o tronco);
  • Flexão de braço batendo palmas ao subir o tronco.

 

Alguns benefícios de praticar os exercícios de Pliometria:

 

  1. Melhora o desempenho em esportes que envolvem saltos e sprints.

O motivo é que o estímulo oferecido pelos exercícios de explosão aumenta a rigidez dos tendões e músculos, possibilitando armazenar e liberar mais energia elástica e, assim, produzir mais força e melhorar o desempenho dessas habilidades.

  1. Contribui para a performance na corrida.

Corredores também podem se beneficiar com os exercícios de pliometria. Isso porque eles ajudam a tornar as passadas desses atletas mais rápidas e eficientes, possibilitando um menor desgaste físico, inclusive, para que o corredor tenha mais fôlego ao dar um sprint perto da linha de chegada.

  1. Contribui para o ganho de força e eleva o gasto calórico.

Envolver movimentos de alta velocidade que exigem uma contração muito rápida das fibras musculares como os exercícios pliométricos também proporcionam maior gasto calórico em comparação aos exercícios “convencionais” com peso.

 

Como vimos o treino pliométrico é muito eficiente e traz diversos benefícios.
Aqui na Otur, você encontra profissionais e especialistas que avaliarão seu caso para indicar, e realizar exercícios pliométricos para a sua pronta recuperação.

Esse post tirou suas dúvidas sobre o que é Pliometria e quais seus benefícios? Aproveite para conhecer nosso blog e ler outros artigos sobre saúde e bem-estar.

dr knoll

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.