Os benefícios do pilates são variados e já mostramos em nossas redes sociais a nossa sala de pilates completa e como agendar e marcar seu horário aqui com a gente.
Mas hoje vamos além, confira em nosso blog os benefícios essenciais sobre o pilates e porque nossos pacientes estão entendendo a importância dessa prática, devolvendo e restaurando a saúde e aumentando a qualidade de vida.
Conheça nosso espaço totalmente dedicado para a prática de pilates, sendo supervisionado pelos nossos fisioterapeutas.
Se você tem interesse por assuntos sobre exercícios físicos, não deixe de ver também nossa matéria sobre: Alongamentos: qual a sua importância?
São muitos os benefícios do pilates, mas, neste artigo, vamos listar apenas quatro, direcionando para segmentos específicos e explicando detalhadamente seus pontos mais importantes.
1.Benefícios do pilates para patologias na coluna
Atualmente considera-se que 80% da população em geral sofrerá pelo menos uma vez com dor na coluna ao decorrer da vida.
O pilates é um dos tratamentos mais utilizados para patologias da coluna, pois trabalha profundamente a musculatura do abdômen e promove maior mobilidade para a coluna vertebral, de forma segura e sem sobrecarga, sendo uma escolha segura por não lesionar a musculatura.
Veja as patologias da coluna que são beneficiadas a partir da prática do pilates como tratamento:
– Hérnia de Disco;
– Escoliose;
– Hipercifose;
– Lombalgia;
– Cervicalgia;
– Ciática;
– Cifose;
– Hiperlordose;
E muitas outras.
Desta forma, os exercícios são recomendados por serem de baixo impacto e realizados com poucas repetições, focando mais em qualidade do que em quantidade. A combinação gera resultados eficazes e não prejudicam nem sobrecarregam os músculos e articulações.
O pilates ameniza as dores já que promove realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura abdominal, não forçando as costas ao fazer algum tipo de esforço físico.
Por isso, exercícios de fortalecimento e alongamento para partes específicas do corpo contribuem para a reabilitação de diversas patologias. Uma delas é a correção da postura, por exemplo. A pessoa passa a ter consciência corporal e, além disso, o fortalecimento da musculatura do tronco contribui para uma sustentação eficaz da coluna. É trabalhado também a estabilização e a mobilização da coluna, o que melhora a função nervosa e vascular do pescoço.
Sendo assim, esse trabalho de postura promove uma organização da cabeça e pescoço, diminuindo o risco de lesões.
2.Benefícios do pilates na melhora do desempenho em corridas
O método melhora o desempenho da corrida, porque essa atividade exige técnica, o corredor precisa estar preparado para ela. Caso a preparação seja feita incorretamente, pode ocasionar diversas lesões e aqui é o ponto que entra o pilates.
Para aqueles que já correm ou os que já tentaram correr, a respiração é a parte mais importante da corrida, pois se realizada de forma correta, haverá fôlego suficiente para não cansar nos primeiros minutos.
Como os princípios do método de pilates são concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez, os resultados para os praticantes são muito melhores quando o pilates está associado à corrida.
Além disso, a consciência corporal ajuda no equilíbrio do corredor, melhorando sua postura e consequentemente, o corredor tem um menor gasto energético, o que proporciona uma melhora da performance na atividade e nos resultados.
É perceptível também uma melhora no fortalecimento muscular, já que o pilates trabalha todos os músculos de uma forma ampla.
A resistência muscular também se beneficia com esses fortalecimentos e é muito importante que ela esteja em dia, principalmente em corridas mais longas, já a musculatura precisa ser forte e resistente para aguentar o impacto e superar os estímulos sem fadiga.
3.Benefícios do pilates para evitar lesões esportivas
Como atleta, a chance de lesão pelo menos uma vez na vida é muito grande. Seja um preparo físico não tão completo, seja por eventuais falhas do corpo ou por qualquer outro motivo: quase todo atleta profissional já se lesionou.
E os benefícios do pilates se encaixam principalmente nesse aspecto, exatamente por priorizar um fortalecimento e uma flexibilidade muscular juntamente com o movimento correto e consciente.
Um dos maiores problemas dos atletas é o fortalecimento focado em apenas alguns músculos do corpo.
Se for um jogador de futebol, por exemplo, as pernas serão muito mais trabalhadas em um treino do que os membros superiores. E é aí que o pilates entra para melhorar a condição física do atleta.
Um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado tem um gasto energético menor e os resultados são melhores, tanto para atletas de alto nível como amadores.
Todos os exercícios de pilates englobam a maioria dos músculos do corpo, trabalhando em apenas um exercício, musculaturas diferentes. Assim, o corpo se fortalece e flexiona da mesma forma em todos os membros, não ocasionando lesão por falta de fortalecimento.
4.Benefícios do pilates para idosos
Ao envelhecer, o corpo vai perdendo força muscular e óssea, tornando a pessoa mais vulnerável a inúmeras patologias na coluna e articulações.
No caso dos idosos, afetados por problemas ósseos e musculares e até dores crônicas, o método ajuda, pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.
As quedas começam a ser mais frequentes, causadas por fraquezas ósseas e musculares e o pilates auxilia no fortalecimento dessa musculatura.
O método melhora a saúde articular, pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade, prevenindo a rigidez das articulações.
Promove o realinhamento da coluna e fortalecimento da musculatura abdominal, deixando de forçar as costas ao realizar algum esforço físico.
Gostou da matéria? Agora que você já sabe o quanto o pilates promove o bem-estar e melhora a qualidade de vida, entre em contato conosco e agende o seu horário.