Muitas vezes, a dor nas costas pode estar relacionada à má postura, principalmente quando a pessoa passa muitas horas sentada, trabalhando ou estudando e isso pode ser resolvido tornando o ambiente mais ergonômico e praticando exercícios físicos.
Outros motivos comuns para as dores também podem ser o sedentarismo e o peso acima do normal, causando sobrecarga.
Todavia, caso a dor persista por várias semanas, acompanhada de outros sintomas como formigamento nos braços e pernas e sensação de queimação, pode ser um indicativo de que está na hora de procurar o seu médico para fazer exames e descobrir a causa.
A maior parte dos problemas vem de 5 doenças muito comuns na coluna. Vamos conhecê-las:
Lombalgia
Também conhecida como dor ciática por afetar o nervo dessa área, a lombalgia é um tipo de dor nas costas que afeta pessoas de diferentes idades.
Ela pode durar desde uma semana até acometer pessoas por vários meses. Nesses casos, a dor normalmente é na parte inferior das costas e é causada por lesões ou entorses. Outro sintoma comum são formigamentos nas pernas.
O tratamento costuma incluir fisioterapia, exercícios como Pilates e bolsa térmica para aliviar a dor.
Hérnia de disco
Famoso bico de papagaio, a hérnia de disco pode causar muita dor, uma vez que é um problema que acaba comprimindo os nervos. Além da dor local, pessoas com hérnia de disco também podem sentir muita fraqueza nos braços e pernas, além da sensação de dormência.
Apesar de haver relatos de pessoas que convivem durante toda a vida com a hérnia, caso haja muito incômodo, é preciso procurar imediatamente um médico, pois uma cirurgia pode ser necessária para resolver o problema.
Escoliose
Muito comum em adolescentes durante a puberdade, devido ao crescimento acelerado, a escoliose é caracterizada por “entortar a coluna”, deixando-a em formato de C ou S.
A maior parte dos casos é leve e não requer tratamento. Todavia, caso o desvio seja sério, pode ser necessário cirurgia para corrigir a posição da coluna, uma vez que a dor pode ser tanta a ponto de a pessoa não conseguir se movimentar.
Artrose
Também conhecida como osteoartrite, a artrose na coluna acontece quando há desgaste nas articulações da mesma. É mais comum em idosos e costuma causar dor e dificuldade para movimentar as costas.
Pode acometer pessoas mais jovens em caso de acidentes ou fatores genéticos. Apesar de não existir cura, existem tratamentos como RPG e fisioterapia que possibilitam maior qualidade de vida.
Osteoporose
É comum, principalmente após os 50 anos, que aconteça perda de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem fracos, causando a osteoporose. Apesar de ser um processo considerado normal, em alguns casos pode causar fraturas sérias que provocam dores excessivas.
Nesses casos tratamento cirúrgico pode acabar sendo recomendado para que a pessoa volte a se movimentar sem dores.
Outras doenças também podem causar dores na coluna, mas essas são as mais comuns de acontecerem. Lembrando que a leitura dessa matéria não substitui um médico, sempre consulte um especialista.