Dormência ou formigamento nas mãos, também conhecidos como parestesias, são situações em que os nervos responsáveis por transmitir mensagens para o nosso cérebro ficam inflamados ou sofrem algum tipo de compressão ou de lesão.
São diversos os fatores que podem causar formigamento, incluindo doenças como: síndrome do canal cárpico, diabetes, doença de Raynaud, artrite reumatóide ou até mesmo a inflamação de uma raiz nervosa na coluna cervical.
O formigamento nas mãos é um sintoma frequente em homens e mulheres. Algumas vezes a dormência pode ocorrer de maneira unilateral (na mão direita ou na mão esquerda) ou então, bilateral (nas duas mãos). Em alguns casos, a parestesia pode ocorrer somente na ponta dos dedos.
Além da sensação de formigamento, as parestesias podem acompanhar sintomas como dores nas mãos e/ou nos dedos e perda de força.
A seguir, vamos abordar algumas informações importantes como possíveis causas, diagnóstico e o tratamento para dormência nas mãos.
O que pode causar a dormência e o formigamento nas mãos?
As parestesias da mão ou dos dedos podem partir de diversas causas, conforme já citado. Vamos nos atentar com as informações abaixo.
Síndrome do canal cárpico: também conhecida como síndrome do túnel do carpo, é uma causa frequente de formigamento nas mãos e ocorre quando o nervo mediano sofre uma compressão nesse canal ao nível do punho. Essa situação pode causar dor e dormência nos três primeiros, e até mesmo na metade do quarto dedo, mas sempre poupando o “dedo mindinho”. Pode ocorrer pela manhã, mas é mais frequente os sintomas surgirem à noite, muitas vezes despertando o paciente durante o sono.
- Diabetes: é comum a neuropatia diabética afetar os nervos periféricos, mais especificamente nos pés. Mas em alguns casos, as mãos também podem ser afetadas, causando sensação de formigamento unilateral ou bilateral.
- Doença de Raynaud: essa síndrome pode ser causada pelo tempo frio e pelo stress, desencadeando espasmos das pequenas artérias dos dedos, podendo afetar a circulação e causar sensação de dormência nos pés e mãos, incluindo os dedos.
- Artrite Reumatóide: o formigamento nos dedos e mãos podem ser causadas por essa patologia auto-imune, que também causa dores, edemas e inflamação nas articulações.
Outras situações que também podem causar parestesias podem ser: gravidez, alcoolismo, vasculite, amiloidose, esclerose múltipla, sífilis, HIV, Hanseníase, deficiência de vitamina B12, cisto sinovial, doença Lyme, síndrome de Sjogren, fraturas da mão ou do punho e acidente vascular cerebral.
Diagnóstico da parestesia
Se você tiver sintomas frequentes de formigamento nos dedos e/ou mãos, procure um médico ortopedista especialista em mãos para o diagnóstico correto e início do tratamento específico para sua doença.
Exames de imagens auxiliam no diagnóstico, mas o principal exame é a eletroneuromiografia.
O tratamento depende da patologia diagnosticada. Em determinados casos, um tratamento conservador pode resolver a causa ou ao menos, aliviar a dor e sensação de formigamento nas mãos. Como uso de analgésicos e anti-inflamatórios, utilização de órteses imobilizadoras e fisioterapia adequada. Em outros casos, pode ser necessária uma cirurgia para tratar a causa da parestesia.
Aproveite para ler outros artigos do blog da Otur e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre os cuidados com a sua saúde.