Você muito provavelmente já sentiu ou ouviu alguém dizendo que está com dor no nervo ciático. Mas afinal, que nervo é esse e por que essas lesões ou dores são tão comuns?
Confira todas as respostas ao longo deste artigo.
O que é nervo ciático?
O nervo ciático é nada mais nada menos do que o maior nervo do corpo humano. Ele começa na face posterior do quadril, ou seja, logo no final da coluna, se estende pela parte de trás da coxa, segue pelo joelho – onde se divide entre nervo fibular comum e tibial – e vai até o maior dedo do pé, o hálux.
Resumidamente podemos dizer que o ciático representa a junção de todas as raízes nervosas do plexo lombar. A seguir, confira mais sobre sua importância.
Importância do nervo ciático
O nervo ciático é um nervo de grandíssima importância no corpo humano porque ele se responsabiliza pela inervação motora e sensitiva de todas as articulações dos membros inferiores. Não à toa, durante o longo projeto que percorre, o nervo ciático pode causar alguma dor, geralmente com sensações de pontadas, formigamentos ou pequenos choques elétricos.
Quais lesões podem acometê-lo?
As dores ciáticas geralmente são causadas pela inflamação, compressão ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que formam o nervo ciático, podendo se manifestar desde a medula espinhal até a ponta do dedão.
Vale destacar que a dor ciática não deve ser considerada uma doença, mas sim um sintoma que pode se manifestar no interior do canal espinhal, no espaço entre uma vértebra e outra (onde a medula espinhal passa, o chamado forame intervertebral) ou em outros pontos do percurso, uma vez que o nervo atravessa várias fáscias, músculos e tendões.
Como aliviar as dores de nervo ciático?
Para aliviar essas dores, podem ser ministrados medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, bolsas de calor, pomadas ou até mesmo fisioterapia com exercícios pontuais, a depender do nível da dor, idade e condição do paciente.
Na grande maioria dos casos, os medicamentos analgésicos, assim como massagens localizadas na região da dor, já são suficientes para alívio imediato dos sintomas. Alongamentos e exercícios de mobilidade também são boas indicações, principalmente se as dores são recorrentes.
Para evitar que as dores voltem a se manifestar, manter a região do core e coluna fortalecidos, estar dentro do peso ideal, manter a coluna ereta, fazer alongamentos e evitar sedentarismo são fundamentais.
Caso as dores persistam, mesmo após as orientações médicas, é indicada uma intervenção cirúrgica.
Por que essas lesões são tão comuns?
As lesões no nervo ciático são comuns porque se manifestam a partir de diversas causas.
Entre as principais delas, que podem iniciar um processo doloroso, estão: traumas na região do nervo, hérnia de disco, espasmos musculares que comprimem o nervo ciático, tumores, osteoartrite, estenose da coluna lombar, deslizamento das vértebras por fraturas e assim por diante.
É comum que a dor no nervo ciático se manifeste também após permanecer longas horas sentado(a) na mesma posição, pela falta de exercícios físicos ou excesso de peso. Estima-se, por fim, que 8% da população do mundo sofra com essas dores.
Caso identifique-se com esses sintomas, procure um especialista. Aqui na Otur, temos uma equipe preparada para te atender e orientar qual melhor tratamento para você.