A saúde óssea precisa de proteção, especialmente entre as mulheres acima de 50 anos. A fratura de ossos devido à osteoporose causa dor, perda de movimentos e qualidade de vida, mas é possível antecipar-se a esse risco para prevenir e controlar essa doença.
Qualquer dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco. Aqui, na Otur, contamos com uma equipe médica altamente qualificada para um atendimento exclusivo e orientação para o melhor tratamento.
Saiba um pouco sobre as principais causas de dores na coluna.
Entenda mais sobre a saúde óssea e o que é a Osteoporose
Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Além disso, essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.
Por exemplo, três em cada quatro pacientes são do sexo feminino, afetando principalmente as mulheres que estão na fase da pós-menopausa.
A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja, sendo a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
Os principais fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:
– Histórico familiar de osteoporose;
– Vida sedentária;
– Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
– Fumo ou bebida em excesso;
– Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.
Além disso, os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o punho e o colo do fêmur, contudo, este último o mais perigoso.
Sintomas
Além das fraturas nos ossos e quedas, a perda de massa óssea pode provocar os seguintes sintomas:
– Dor crônica;
– Deformidades;
-Redução da estatura;
As fraturas de quadril podem levar à imobilização da paciente, e requerer cuidados de enfermagem por longo prazo.
Diagnóstico
Geralmente, é diagnosticada somente após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis.
Além disso, o principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede, por exemplo, a densidade mineral óssea da coluna lombar e no fêmur.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para a osteoporose deve ser feito de acordo com a orientação médica especializada, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos que estimulem a produção de massa óssea, o que ajuda a prevenir fraturas.
Prevenção
A prevenção da osteoporose é feita adotando-se hábitos saudáveis ao longo da vida, mas é preciso redobrar a atenção após a menopausa, já que a queda dos níveis do hormônio estrógeno acelera o processo de perda de densidade óssea, demandando maiores cuidados para prevenir a doença.
Um dos elementos fundamentais para garantir a saúde dos ossos é a prática regular de atividade física desde cedo, o que permite alcançar o pico de massa óssea. Por exemplo, exercícios como caminhada, atividades aeróbicas e também com carga contribuem para aumentar um pouco esse índice, que se mantém com a continuidade das atividades.
Cuidar da alimentação também pode fazer a diferença na prevenção da osteoporose, o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como: leite e derivados, ovo e peixes gordurosos, por exemplo.
Tomar sol é parte importante no processo de prevenção da doença. Os raios solares são necessários para a produção de vitamina D, substância fundamental na manutenção de um esqueleto saudável. Atentando-se nos horários adequados: começo da manhã e no final da tarde.
Evitar o cigarro, pois o hábito de fumar está associado a um risco aumentado de osteoporose.
Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que o consumo de álcool está relacionado com a diminuição de cálcio pelo organismo.
Se precisar de mais informações, o lugar ideal para você é a Otur! Temos uma estrutura preparada para atender pacientes de ortopedia, fisioterapia e terapia ocupacional com médicos especializados.