Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é um ex-esportista brasileiro, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, popularmente chamado de Rei do Futebol.
Desde a infância ele gostava de atuar no gol, inspirado no goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time de seu pai, o Vasco de São Lourenço (Minas Gerais).
Além dos jogos de futebol, durante a infância, o garoto ajudava a família como podia. O pai lesionou-se e não continuou a jogar futebol, o que deixou a família em dificuldades. Para contribuir com a renda familiar, Pelé trabalhou como engraxate em Bauru, antes de iniciar a carreira no futebol.
No artigo de hoje lembraremos um pouco da história desse craque, bem como suas lesões mais famosas. Confira.
A carreira de Pelé
Em 1956, Pelé chegou ao time do Santos como promessa de Waldemar de Brito. Passado um mês de sua chegada ao clube, o jovem fez a primeira partida na equipe profissional. O jogo foi contra o Corinthians de Santo André, e o Santos venceu por 7 a 1. Pelé entrou no segundo tempo de partida e marcou o sexto gol.
O Rei do Futebol atuou durante quase toda sua carreira no Santos, entre 1956 e 1974. Neste período, ele levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais, além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963 e no meio dessas conquistas no ano de 1958 ele sofreu uma lesão no joelho, mas nada que afetasse o brilhantismo de suas atuações.
Seleção brasileira e algumas lesões de Pelé
A maior inspiração para a Seleção Brasileira está em Pelé, aclamado como o melhor jogador de todos os tempos. Em 1962, no Chile, o “rei do futebol” teve uma lesão muscular no segundo jogo do Mundial, contra a Tchecoslováquia, e viu a conquista do título fora das quatro linhas. Amarildo, seu substituto, se destacou em campo e foi peça importante na celebração da segunda conquista mundial da Seleção.
Quatro anos mais tarde, em 66, na Inglaterra, Pelé se machucou novamente, mas o roteiro foi diferente, com o time canarinho eliminado e os donos da casa campeões.
Aposentadoria
Pelé despediu-se dos gramados em 1977 em um jogo do Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos. A partida contou com a presença de artistas, políticos e personalidades mundiais. O Rei disputou o primeiro tempo da partida com a camisa do Cosmos e o segundo tempo com a camisa do Santos.
De acordo com o Guinness Book, Pelé marcou em sua carreira 1281 gols, sem lesões gravíssimas, que tornaram sua carreira brilhante, sendo o maior artilheiro da história do futebol.
Gostou desse artigo? Acompanhe as redes sociais da Otur e fique por dentro de dicas relacionadas a ortopedia e fisioterapia, além de curiosidades sobre grandes nomes como o Pelé.