De forma geral, a infiltração no joelho é um procedimento médico em que alguns tipos de medicamentos são injetados para promover a redução de dores e melhorar inflamações.
O ácido hialurônico, os corticóides e os anestésicos são as medicações mais usadas para realizar esse tratamento.
Continue lendo este artigo para entender melhor como é realizado a infiltração no joelho, para que esse procedimento é indicado e quais são os efeitos colaterais.
Boa leitura!
Como é feita a infiltração no joelho? Entenda!
Essa é uma intervenção muito simples.
Antes de realizar o tratamento, exames de imagem, raio X ou ultrassom, poderão ser solicitados para definição do diagnóstico é melhor conduta em cada caso.
A técnica inicia com a limpeza e anestesia do local, será posteriormente realizado a aplicação da medicação, o método tem a duração de poucos minutos e a dor é bastante suportável, praticamente um leve incômodo momentâneo.
É fundamental que o joelho seja tratado em consultório médico por quem é especialista no assunto, ou seja, por ortopedistas experientes.
O paciente receberá restrição aos exercícios físicos conforme o caso e seguir as orientações do seu médico ortopedista após o procedimento torna se fundamental para o sucesso do tratamento.
Ademais, a hidroterapia e a fisioterapia são receitadas para haver fortalecimento significativo dos músculos.
Quando é que esse tipo de tratamento é indicado?
A infiltração no joelho acaba servindo apenas para alguns casos, o ortopedista vai avaliar a situação do paciente para entender se será necessário fazer esse tipo de infiltração.
Veja só alguns problemas que são tratados desta forma:
- Artrose considerada leve, moderada e avançadas;
- Inflamações e lesões que não são curadas com tratamentos tópicos ou em comprimidos;
- Problemas na cartilagem articular;
- Quando há condromalácia da patela;
- Tendinites e bursites
- Inflamações significativas.
Isso significa que a necessidade de realizar esse tratamento no joelho varia bastante, saiba que o médico será responsável por escolher o melhor medicamento para cada quadro.
Ou seja, o ácido hialurônico é indicado para alguns pacientes, em outros cenários podem ser usados corticóides ou anestésicos.
Entenda quais são os efeitos colaterais dessa técnica
Normalmente, quando o joelho é medicado por profissional especialista e quando o método é perfeitamente recomendado, a infiltração não resultará em problemas, logo, sem efeitos colaterais.
Embora exista risco de infecção, o índice é muito baixo.
Grávidas, mulheres que estão amamentando, quem usa remédios anticoagulantes e pessoas com alergias não podem receber esse tipo de aplicação.
Quando a pessoa é diabética é essencial que seja realizado o controle da glicemia após a aplicação de corticoide, já que essa medicação afeta o nível glicêmico.
Anestésicos e corticóides fazem parte da lista de remédios que são identificados nos exames de sangue, consequentemente devem ser usados com bastante cuidado pelos atletas.
Agora que você entende melhor sobre a infiltração no joelho, não hesite em realizar o tratamento com especialista quando for necessário.
Aqui na Otur realizamos esse e outros procedimentos ortopédicos, venha nos conhecer! E não se esqueça, sentindo dores ou incômodos, procure por um médico especialista!