Hoje vamos falar sobre formigamento nas mãos, afinal, a mão é uma das partes mais sensíveis do corpo humano, afinal, nelas se encontram muitos receptores neurais. Através delas, podemos sentir as diversas texturas, temperaturas e as formas. Por isso, qualquer mudança mesmo que mínima, pode atingir os nervos e provocar o formigamento.
Embora sentir um formigamento nas mãos, em alguns casos não indique algo preocupante, quando se torna frequente ou associado com outros sintomas, como muito cansaço, perda de força, dores ou dificuldade para falar, deve-se buscar uma avaliação médica.
Continue a leitura e entenda os principais motivos que podem levar ao formigamento das mãos.
Quais as principais causas do formigamento nas mãos?
Entre as principais causas podemos citar:
- Síndrome do Túnel do Carpo;
- Enxaquecas;
- Esclerose Múltipla;
- Diabetes;
- Epicondilite lateral (um tipo de inflamação nos músculos);
- Deficiência de vitaminas (B12, B6 e B1);
- Hérnia de disco;
- Inflamações;
- Doenças reumatológicas;
- Excesso de consumo de bebida alcoólica;
Causas relacionadas do formigamento nas mãos com problemas ortopédicos:
Artrite reumatoide
Artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico ataca as células do próprio corpo por engano. Nesse caso as articulações são atacadas, o que resulta em compressão dos nervos, além de inchaço, dor e formigamento. As partes do corpo mais afetadas por essa patologia são os pulsos e as mãos, embora também possam ser acometidas outras áreas, como tornozelos e os pés.
Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que ocorre quando o nervo mediano é comprimido à medida que se move pelo punho. O problema ocorre devido a lesões, movimentos repetitivos ou acometimentos inflamatórios.
Pessoas com esse distúrbio costumam sentir dormência ou formigamento nas mãos, especialmente nos primeiros quatro dedos.
Outras causas podem ser relacionadas com problemas cardiovasculares:
Hipertensão
A pressão alta pode causar dormência em alguns membros, um sinal bastante fácil de perceber. É uma doença crônica que consequentemente leva a outras doenças como um ataque cardíaco ou AVC.
Infarto
O formigamento ou dormência no braço esquerdo, e, em alguns casos mais raros no braço direito, é um dos sintomas do infarto, geralmente associado com a falta de ar, dor ou sensação de pressão no peito, náuseas e mal-estar.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O Acidente Vascular Cerebral pode provocar formigamento nas mãos, junto com outros sintomas como dificuldade para falar, assimetria da face e redução de força em um dos lados do corpo.
Como diagnosticar as causas do formigamento nas mãos?
Através de um médico especialista, e para isso, ele irá analisar todos os sintomas, a frequência em que eles ocorrem, o histórico e os hábitos do paciente. Além disso, é necessário solicitar alguns exames como: sangue, eletroneuromiografia, eletrocardiograma, ultrassom doppler vascular e até mesmo tomografia ou ressonância de coluna.
Devemos ficar em alerta com os sintomas que vem acompanhados de: falta de ar, pressão no peito, alterações na fala ou na força muscular em um lado do corpo, junto com o formigamento devem motivar a procura de um médico especialista.
Este artigo esclareceu suas dúvidas? E lembre-se, se sentir algum dos incômodos descritos acima não deixe de procurar ajuda de um profissional na área.
Agende uma avaliação com um médico ortopedista na Otur, nós trabalhamos com os melhores métodos para manter a sua saúde em dia.