A fratura no fêmur é uma lesão que ocorre por inúmeros motivos. Neste artigo, traremos algumas causas, bem como seus tratamentos.
Sobre a fratura
O fêmur é o osso mais forte, assim como o mais comprido, por isso, para que ocorra uma fratura, será necessária uma pressão externa muito forte sobre ele, que pode ocorrer por acidentes automobilísticos em alta velocidade ou quedas de grandes alturas.
A fratura deste osso tende a acontecer com maior frequência em sua área central, conhecida como corpo do fêmur, em contrapartida, pessoas idosas podem sofrer tal acidente na cabeça do fêmur, que serve de ligação entre ele e o quadril.
Em caso de fratura do fêmur na área da cabeça do osso, será preciso uma cirurgia para que ele seja posto no lugar. Algumas vezes, é necessário a utilização de metal para um melhor ajuste.
Como saber se sofri uma fratura?
Em sua maioria, a fratura do fêmur, traz grande dor, o que facilita a identificação do caso, mas em pequenas fissuras a dor pode ser moderada, fazendo com que o paciente não busque atendimento ortopédico especializado.
Existem também outros sintomas que podem ajudar a descobrir esse estado, são eles: a dificuldade de movimentação, dor ao se apoiar sobre as pernas, inchaço, aparecimento de hematomas na área, alteração na sensibilidade do membro e formigamento.
A melhor opção para identificar a fratura no fêmur é seguir rapidamente para a Otur Ortopedia e Fisioterapia para consultar um ortopedista e se submeter a um raio x, assim poderá ter certeza sobre a extensão dos danos e se será necessário, cirurgia e posteriormente uma fisioterapia.
Tratamentos para fratura no fêmur
Em alguns casos, a cirurgia deve ser realizada em até 48 horas após o acidente, para que seja possível a correção e uma cicatrização adequada, mas a operação pode variar de acordo com os danos descobertos.
Fixação externa
Neste tipo de procedimento, será necessário a instalação de parafusos que serão fixados através da pele e da carne, buscando o alinhamento adequado do fêmur. Esse tratamento é temporário, sendo retirado após a cicatrização de maneira correta, podendo ser preciso fazer fisioterapia para uma melhor recuperação.
Haste intramedular
Essa técnica é utilizada para fraturas no corpo do fêmur e consiste na fixação de hastes de metal nas laterais dos ossos. O material é removido no período de até um ano quando os danos já estarão sanados.
Fixação interna
Esse procedimento é utilizado em caso de múltiplas fraturas no fêmur, não sendo possível a utilização das hastes intramedular, e sim das hastes fixadas por parafusos, para que haja um alinhamento e a cicatrização a contento.
Por diversas vezes, após a cicatrização, os parafusos são retirados, mas as hastes são mantidas, isso porque o paciente pode sofrer de dores e limitações de movimento sem que o apoio metálico permaneça com ele permanentemente.
Disponha dessa gama de informações e não se esqueça de que a Otur Ortopedia e Fisioterapia dispõe de instalações de ponta e de ortopedistas e fisioterapeutas especializados para tratar de sua fratura desde a sua chegada à nossa instalação até um pós-operatório.