O Pilates é aquele tipo de atividade física realmente democrática, capaz de agradar a todos os públicos. A razão é compreensível: o exercício atua nas mais variadas frentes: fortalece os músculos e dá (ou devolve) ao praticante a consciência corporal, melhora o tônus, a postura e ainda traz maior flexibilidade para o corpo.
A técnica se aproxima de um exercício de força e realmente o seu aumento é perceptível ao longo das aulas. O ajuste da coluna e a melhora no contorno do corpo como um todo, assim como o fortalecimento do core (centro de estabilização do corpo) também podem ser observados.
Neste artigo vamos falar sobre os benefícios dos exercícios de Pilates, como funciona e em quais situações ele é indicado.
Principais benefícios do Pilates
Como já vimos acima, o exercício estimula o corpo de uma forma generalizada em cada movimento, trazendo maior flexibilidade, mobilidade, força e tônus muscular. Além do mais, também são benefícios observados durante as aulas:
• Melhora significativa da postura;
• Fortalecimento muscular superior e inferior;
• Muito mais mobilidade para as articulações do corpo (como do quadril, joelho e coxofemoral);
• Evolução em demais exercícios cardiovasculares;
• Alívio de dores e tensões;
• Aliado a corrida;
• Maior flexibilidade para o corpo;
• Foco na respiração;
• Controle da ansiedade.
Para quem o Pilates é recomendado?
O Pilates, conforme já mencionado anteriormente, é uma prática muito democrática que pode ser feita por qualquer indivíduo em busca de uma nova atividade física. Não à toa, ele também pode ser realizado por indivíduos com dores, lesões sofridas após a prática de outras atividades físicas ou com problemas articulares.
Atletas também tendem a buscarem no Pilates um complemento para cuidarem da saúde das articulações, aliviarem lesões e, é claro, melhorarem a flexibilidade e a respiração durante suas demais atividades, com destaque especial para a corrida e o crossfit. Até mesmo os idosos podem praticar esses exercícios, principalmente para melhorar o equilíbrio e a mobilidade.
As aulas de Pilates são ministradas, sobretudo, por profissionais de fisioterapia, ainda que bailarinos e educadores físicos também possam se especializar nessa modalidade. No entanto, sempre que o indivíduo busca as aulas para tratamento de lesões, problemas ortopédicos ou dores em geral o recomendado é que a prática seja única e exclusivamente ministrada pelo fisioterapeuta.
Como o Pilates funciona? São diferentes tipos de aulas?
O Pilates, principalmente quando utilizado como método de tratamento, tende a ser ministrado individualmente, em muitos casos aliado com demais exercícios de fisioterapia. No entanto, com a popularização da prática é comum encontrar aulas em grupo sendo ministradas em academias de ginástica ou musculação.
Agora você já conhece mais sobre o Pilates, suas principais indicações (aliado ou não de tratamentos e fisioterapia) e, principalmente, os seus benefícios, que definitivamente são muito atrativos. E se você está pensando em trazer essa modalidade para o seu dia a dia, não hesite em conhecer a Otur, que oferece essa e outras modalidades para tratamento de lesões, dores e problemas nas articulações.
Entre em contato conosco pelo número (11) 4992-9577 ou através das nossas redes e canais de atendimento.