Dores de cabeça constantes, sensação de tensão nos ombros e espasmos na região cervical: esses são os principais sintomas da Text Neck Syndrome. Essa doença relativamente nova vem se tornado cada vez mais comum entre os adolescentes e adultos devido ao uso excessivo de computadores, smartphones e outros dispositivos móveis.
De acordo com a revisão bibliográfica ”Prevalência e fatores de risco associados a queixas musculoesqueléticas entre usuários de dispositivos móveis” (em inglês) cerca de 17% a 68% dos usuários de smartphones sofrem com cervicalgia.
Então, como você pode identificar, prevenir ou tratar a Síndrome do Pescoço de Texto? Veja mais detalhes a seguir:
O que é Síndrome do Pescoço de Texto?
A Text Neck Syndrome (ou Síndrome do Pescoço de Texto) é uma alteração cervical que ocorre devido ao uso excessivo de dispositivos móveis. Essa condição é causada principalmente devido à má posição em que usamos esses aparelhos, já que a maioria das pessoas tem o costume de inclinar a cabeça para baixo enquanto usa o celular. Contudo, isso é muito prejudicial para a coluna cervical.
De acordo com o estudo “Dor musculoesquelética no pescoço em crianças e adolescentes: fatores de risco e complicações” (em inglês), digitar com o pescoço flexionado sobrecarrega a região. Em média, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 kg em posição neutra (olhando para frente). Porém, conforme inclinamos a cabeça para baixo, esse peso pode variar entre 18 kg (30°) e 27 kg (60°). Essa sobrecarga constante nos tendões, músculos e ossos da região pode causar a Text Neck Syndrome.
Sintomas da Text Neck Syndrome
Os sintomas mais comuns da Síndrome do Pescoço de Texto são dores no pescoço e contrações e espasmos musculares na região cervical e na parte superior das costas (músculo trapézio).
Geralmente, os sintomas começam de forma leve e temporária. Entretanto, se a postura não for corrigida podem surgir sintomas mais graves, como inflamações nos tendões e nos músculos, dores de cabeça, formigamento, hipercifose (corcunda) e desgaste da na coluna.
Prevenção e tratamento
Para prevenir a Síndrome do Pescoço de Texto é importante usar os dispositivos eletrônicos portáteis em uma postura correta, ou seja, na altura dos olhos. Além disso, é importante fazer exercícios de alongamento para a região cervical e, se você passa muito tempo em frente às telas, fazer pausas a cada 15 ou 20 minutos.
Para ter uma boa postura é fundamental ter uma musculatura firme e boa amplitude de movimento. Por isso, a prática regular de exercícios físicos também ajuda a prevenir a doença, uma vez que eles ajudam a fortalecer os músculos.
Contudo, se os sintomas da Text Neck Syndrome já se manifestaram pode ser necessário fazer fisioterapia para corrigir a postura. Além disso, exercícios como Pilates e ioga também são de grande ajuda para fortalecer e relaxar os músculos cervicais.
Em casos mais graves de Pescoço de Texto, além da fisioterapia o tratamento pode incluir o uso de relaxantes musculares e anti-inflamatórios não esteroides.
Essas informações foram úteis para você? Então, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!