Todos sabem que antes de praticar exercícios físicos, é de suma importância realizar uma série de alongamentos. Isso porque eles aumentam a elasticidade dos músculos, melhorando a amplitude dos nossos movimentos.

Mas o que muitos não falam, é sobre a prática desse tipo de exercício no dia-a-dia, antes e depois de atividades corriqueiras como trabalhar, estudar, passear com seu cachorro ou até mesmo na hora de cozinhar.

O alongamento traz diversos benefícios para a saúde. Tanto física, quanto emocional. Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o assunto.

Sabe o que os alongamentos podem te trazer de bom?

Essa prática, como já citamos, pode trazer diversos benefícios e, entre eles, podemos destacar:

·       Reduz as chances de lesões musculares e diminui as dores causadas por elas;

·       Alivia tensões e relaxa;

·       Diminui o estresse, a depressão e a ansiedade;

·       Aumenta a flexibilidade do corpo;

·       Ativa a circulação sanguínea;

·       Melhora a saúde das articulações.

O alongamento deve ser praticado diariamente, para que os resultados surtam efeito e devem ser feitos adequadamente para não causar lesões. A seguir apresentamos alguns tipos de alongamento.

alongamentos

Conheça os três tipos de alongamentos:

Alongamento Passivo

Nesse tipo de alongamento, você vai precisar da ajuda de um companheiro ou utilizar equipamentos para executar esses movimentos. Quando esse for o caso, não ultrapasse seus limites, dosando a intensidade dos movimentos.

Um bom exemplo é se deitar com as costas no chão e as pernas erguidas, enquanto a outra pessoa força as pontas dos seus pés na direção do seu corpo. Esse alongamento age em diversos músculos da perna.

Alongamento Estático

Com certeza, o tipo de alongamento mais comum. Pode ser realizado pela própria pessoa, sem auxílio de aparelhos ou parceiros e consiste na extensão da área a ser atingida, enquanto o resto do corpo permanece estático.

Por exemplo, para alongar sua coluna, sente-se no chão, estique as pernas e incline o corpo tentando alcançar as pontas dos pés. Quando chegar ao limite permaneça na mesma posição por 30 segundos.

Alongamento Dinâmico

Imagine só fazer movimentos de vai e vem, ou até mesmo de rotação, para alongar os músculos. É o chamado alongamento dinâmico.

Um exemplo, é realizar movimentos de rotação com a sua cabeça, afim de alongar o pescoço. Faça isso lentamente, durante 30 segundos e com o corpo relaxado.

alongamentos

Alongamentos na fisioterapia

O alongamento também é considerado uma terapia, é o chamado alongamento terapêutico. Ele é usado no tratamento da maior parte das lesões musculares e esqueléticas.

Além de recuperar os músculos, as articulações e até fortalecer os ossos, o alongamento também age diretamente no emocional dos pacientes durante a recuperação de lesões graves.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhá-lo. E não se esqueça, alongue-se.

 

dr knoll

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.