As mudanças devido à pandemia podem adiar ou dividir às comemorações do Carnaval desse ano, mas ainda assim as lesões podem existir. Com o feriado prolongado é preciso ter alguns cuidados com os pés, joelhos, quadril e coluna, para evitar danos à saúde.
Nossas dicas serão para aproveitar o feriadão, mas os cuidados da Otur duram o ano inteiro. Confira a matéria: Mitos e verdades sobre os ossos quebrados.
A atenção redobrada na hora de escolher o calçado é essencial, evite sempre que possível chinelos e sandálias rasteirinhas.
Eles não protegem os pés das irregularidades do solo e não têm o amortecimento necessário, para diminuir a sobrecarga articular ascendente, como também não usar salto alto, nem mesmo os do tipo plataforma, para evitar torções nos joelhos e tornozelos. Um passo em falso, em um salto alto, pode gerar uma lesão no tornozelo, por exemplo.
É recomendado o uso de tênis ou outro calçado com que absorva melhor o impacto e que tenha um salto no máximo de 2 a 3 centímetros.
Cuidados importantes que evitam as lesões
Para aqueles que pretendem fazer passeios que incluam caminhadas longas ou trilhas, a dica é fazer uma preparação muscular prévia, como alongamento, para que os joelhos e quadris suportem tamanha exigência, assim você fica mais disposto e consegue evitar grandes lesões.
– A preparação física prévia é fundamental, assim como o cuidado com pisos irregulares e escorregadios, para evitar quedas e torções.
– Joelhos flexionados: ao apoiar os pés no chão, você deve, sempre, estar com os joelhos ligeiramente flexionados. Ou seja, não cometa o erro de manter a perna esticada na trilha e lembre-se de que é melhor dar passos curtos.
– Na subida: empurre o seu corpo para cima com o auxílio da musculatura dos glúteos, ao invés de focar o esforço no quadríceps e na panturrilha, mantenha o passo curto, pois assim você pisa sob o tronco, ao invés de apoiar-se mais à frente dele, o que sobrecarrega joelhos e tornozelos e incline-se ligeiramente para frente, mantendo a coluna ereta. Pois, se você se inclinar demais, terá dores nas costas.
– Na descida: em cada passo na trilha, flexione ligeiramente os joelhos para absorver o impacto, em vez de mantê-los totalmente estendidos. Assim como na subida, os passos devem ser curtos. Mantenha pés, joelhos e quadril alinhados na direção do deslocamento, impedindo que os joelhos e os pés freiem o movimento, porque você poderia se machucar a longo prazo.
Agora se você vai ficar pela cidade e pretende visitar exposições, feiras culturais ou algum passeio mais urbano:
- Escolha o calçado adequado, tênis ou calçados ortopédicos.
- Prefira meias confortáveis e leves; as de algodão são as melhores porque absorvem suor e protegem o pé de fungos e bactérias.
- Também preste atenção ao elástico da meia, que não deve apertar os pés ou as pernas.
- Prepare sua musculatura, principalmente coluna, abdômen, quadril e joelhos.
- Corte as unhas retinhas e não muito curtas, se a unha estiver encravada, recorra a um profissional especializado, para não piorar o quadro (uma unha dolorida muda a biomecânica da pisada e sobrecarrega até a coluna).
Em caso de qualquer dúvida, entre em contato conosco! Aqui na Otur, temos uma equipe de médicos especializados em diversos tratamentos ortopédicos e fisioterápicos, com atendimento personalizado.