Já ouviu falar em edema ósseo? Quem gosta de um bom futebol europeu sabe que uma das notícias que mais preocupou os fãs do clube PSG, foi o anúncio que o Messi havia passado por uma ressonância magnética no joelho esquerdo e o exame teria encontrado sinais de um edema ósseo. Toda lesão de qualquer atleta chama a atenção, esta, em especial desperta a curiosidade: afinal de contas, o que é contusão ou edema ósseo?

Continue a leitura e entenda as causas, e como é feito o tratamento dessa patologia.

Confira esse e outros temas em nosso blog.

edema ósseo

O que é Edema Ósseo?

O Edema Ósseo, também conhecido como contusão óssea, é o inchaço que ocorre na área mais interna dos ossos causando danos ao tecido medular dentro do osso. Uma lesão como essa é muito comum em atletas, são contusões tão fortes que podem levar a pessoa a acreditar que fraturou o osso.

As contusões ósseas são como hematomas na pele. Mas nos hematomas existem espaços para o sangue escoar, já nas contusões isso não ocorre. Nos Edemas Ósseos o sangue fica preso em pequena área e forma poças dentro dos ossos causando fortes dores.

Existem três tipos de Edemas Ósseos, confira quais são:

  • Sub-periosteal: Lesão nos vasos sanguíneos com formação de poças de sangue na membrana que rodeia o osso.
  • Interósseo: Forças de compressão repetitivas provocam um sangramento na região da medula óssea.
  • Subcondral: Acontece quando a cartilagem se separa do osso.

As principais causas responsáveis pelo edema ósseo incluem:

  • Fraturas por estresse;
  • Trauma, sobrecarga e impacto;
  • Lesão ligamentar após entrose;
  • Doenças da cartilagem articular como a condromalácia.

Mas afinal, por que isso acontece?

A força envolvida no choque de determinado objeto ou de um osso contra o outro, como no caso do jogador Lionel Messi, gera uma onda dolorida que se dissipa da parte mais mole do osso, a chamada medular. Ocorre então um sangramento e, em seguida os sintomas aparecem.

Além disso, outro exemplo que ocorreu e ficou famoso, foi com o jogador de futebol Elano durante uma partida da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol em 2010. Ao receber um chute na canela, o jogador não pode continuar a partida, apesar de não ter fraturado a tíbia, a ressonância magnética realizada na época apontava edema ósseo causado pelo choque.

Quais os sintomas mais comuns do Edema Ósseo?

Os sintomas de um edema ósseo podem incluir, por exemplo:

  • Dor e desconforto na área referida;
  • Inchaço na área e tecidos moles ao redor;
  • Mudança na cor da área;
  • Inchaço ou rigidez da articulação lesada.

E além disso, dependendo da gravidade do trauma sofrido, pode também estar ligado a queixas neurológicas como formigamento, anestesia e perda de força muscular.

Diagnóstico

É necessário avaliar o histórico médico, sintomas do paciente, e qual esporte pratica. É feito ainda um exame de palpação da área lesionada para verificar se há dor, hematomas e inchaço. Após anamnese, é verificado a necessidade de exames complementares para ajudar a identificar o problema, como por exemplo, a realização de uma ressonância magnética. Vale salientar que uma contusão óssea não aparece em um raio-X. Este é feito para descartar uma fratura cortical óssea.

Não deixe de procurar um médico ortopedista principalmente nos casos descritos abaixo.

Se a contusão óssea estiver ligada a outras lesões como por exemplo: lesão ligamentar ou cartilaginosa, a avaliação de um médico ortopedista deve ser feita de imediato, especialmente se os sintomas descritos agora estiverem presentes:

  • Piora do inchaço;
  • Aumento da dor, e os analgésicos não estão ajudando;
  • Parte do seu corpo, como os dedos das mãos ou dos pés, ficando roxa, fria e formigando.

Tratamento

O tratamento clássico inclui repouso, gelo e analgésicos.

Recursos regenerativos da fisioterapia, como a aplicação de laser e ultrassom, aceleram o tempo de cicatrização óssea.

Quando a lesão está ligada a cargas cíclicas ou a traumas banais, o metabolismo ósseo deve ser investigado em busca de doenças como a osteopenia e osteoporose ligadas à baixa taxa de vitamina D, especialmente em mulheres.

Este artigo esclareceu suas dúvidas? E lembre-se, se sentir algum dos incômodos descritos acima não deixe de procurar ajuda de um profissional na área.

Agende uma avaliação com um médico ortopedista na Otur, nós trabalhamos com os melhores tratamentos para manter a sua saúde em dia.

 

Dr. Leandro Nani Piresdr knoll

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.