Grande parte das pessoas começa a praticar exercícios pensando nos benefícios físicos (mais músculos, menos gordura) que o treino traz. Porém, saiba que a atividade física regular desempenha também um papel significativo na melhora da saúde emocional.

Fazer exercícios estimula a produção de substâncias que melhoram o humor, promovem bem-estar e reduzem o estresse. Várias pesquisas apontam que isso ajuda a prevenir e tratar diversos transtornos, como:

Ansiedade
Estresse
Depressão
Transtornos de humor, como bipolaridade
Estresse pós-traumático (TEPT)
Insônia e outros distúrbios do sono
Falta de autoestima e confiança
Continua após a publicidade

Como a atividade física melhora sua saúde mental

1. Liberação de endorfinas: durante o exercício, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e euforia, capazes de reduzir o estresse, a ansiedade e até a dor.

2. Redução do estresse: em longo prazo, o exercício ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de relaxamento e alívio.

3. Melhoria do sono: o treino ajuda a dormir melhor, tanto pela produção de substâncias que ajudam a relaxar e diminuir o estresse, quanto pelo fato de que você gasta seu estoque de energia e chega no fim do dia cansado —ou seja, deita na cama e “capota”.

4. Melhora na autoestima: as conquistas na atividade física —como conseguir realizar exercício que não conseguia, aumentar a carga em um aparelho, terminar uma corrida etc.— e as mudanças corporais contribuem para uma melhor autoimagem.

5. Estímulo cerebral: Exercitar-se regularmente pode beneficiar o cérebro, promovendo melhorias na função cognitiva, foco e concentração, o que impacta positivamente o equilíbrio emocional.

Continua após a publicidade
6. Interrelação corpo e mente: a prática de exercícios pode oferecer momentos de introspecção e conexão entre corpo e mente, auxiliando no gerenciamento de emoções.

Qual atividade escolher?

Qualquer tipo de exercício é ótimo para a saúde mental, e a melhor atividade é algo muito individual, varia de pessoa para pessoa.

O importante é escolher uma modalidade que seja agradável, sustentável e que se encaixe no seu estilo de vida, proporcionando prazer e bem-estar. O principal é encontrar uma atividade que você realmente goste de fazer e consiga praticar sempre.

Veja como algumas modalidades podem contribuir para a saúde emocional:

Exercícios aeróbicos: correr, caminhar, nadar, pedalar e remar são exemplos de atividades cardiovasculares. Essas atividades são “poderosas” para estimular a produção de endorfina e outros neurotransmissores que melhoram o humor e o bem-estar.

Ioga e pilates: práticas que combinam exercícios físicos com técnicas de respiração e foco mental podem ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar a consciência corporal e promover o relaxamento.

Continua após a publicidade
Treinamento de força: fazer musculação, treino funcional, CrossFit etc. também estimula a produção de endorfinas e a redução do cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, como favorecem a definição muscular, melhoram a autoestima.

Exercícios ao ar livre: passar tempo em contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse, promover a clareza mental e melhorar o humor.

É importante ressaltar que o exercício físico não substitui o tratamento psiquiátrico ou psicológico, mas pode ser uma parte significativa de um plano abrangente de cuidados para melhorar a saúde mental. Sempre é recomendável buscar um profissional de saúde para orientação personalizada, especialmente se houver condições médicas subjacentes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.