A infiltração no joelho é uma opção muito utilizada para tratar lesões, inflamações, dor e outros sintomas. Esse método é uma alternativa para situações em que os tratamentos conservadores como os medicamentosos, não atingem o efeito desejado, se tornando comum em casos de artrose, tendinite, epicondilite, entre outros.

Essa técnica é segura, e muito praticada na medicina esportiva, ortopedia e reumatologia. No geral serve para aliviar a inflamação articular, além de diminuir as dores agudas e crônicas. Sendo comum o uso de corticoides, ácido hialurônico e anestésicos.

Infiltração no joelho

Quando é necessária e indicada a infiltração no joelho?

  • Em casos de atletas que sofrem com dores, rigidez e fibroses;
  • Quando ocorrem lesões graves no joelho ou episódios agudos de dor;
  • Em caso de doenças degenerativas como artrite sintomática, reumatismo e artrose.

 

Como é feita a infiltração no joelho?

O procedimento é realizado por um médico especialista. Inicia-se com a preparação do paciente, onde uma cuidadosa palpação é executada, e a marcação do local da injeção é feita. Uma radiografia simples e exames de imagem como ultrassom são recomendados para que o médico consiga ter uma avaliação da anatomia óssea de cada articulação do joelho, determinando assim o local exato da injeção.

A região é limpa, desinfetada e anestesiada. A posição do paciente varia de acordo com o objetivo da aplicação, vale salientar que esse procedimento nunca é feito diretamente no osso.

Para realizar a infiltração no joelho, algumas medicações podem ser escolhidas pelo especialista.

Confira cada uma delas:

1.    Anestésicos

Os anestésicos são medicamentos usados no caso de dor aguda ou quando uma cirurgia está programada. Esses medicamentos têm efeito passageiro, mas atuam reduzindo imediatamente a dor sentida pelo paciente.

2.    Corticoides

Os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios, que podem ser aplicados sozinhos ou em conjunto com os anestésicos, servem para a melhora do quadro de dor e inflamação local.

3.    Ácido Hialurônico

O objetivo da injeção de ácido hialurônico é formar uma película protetora para evitar o avanço da osteoartrite ou artrose, aliviando a dor sentida pelo paciente. O efeito pode permanecer por diversos meses após a aplicação.

Cuidados após a realização do procedimento de infiltração no joelho

Após o procedimento é realizada uma comparação dos níveis de dor antes e depois da infiltração, feita por meio de exames e palpação específica no joelho. Não há necessidade de internação.

É necessário realizar repouso prescrito pelo médico, além de uma pausa na prática de atividades físicas.

A fisioterapia é essencial para a complementação do tratamento, pois auxilia no fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular. No decorrer do tratamento o medicamento atingirá o efeito máximo, freando gradativamente os sintomas.

Seus resultados são bastante positivos, mas não permanentes. Dessa forma, o fortalecimento muscular e exercícios de mobilidade articular são fundamentais para a recuperação total do paciente.

Este artigo esclareceu suas dúvidas? Se você sente algum dos incômodos descritos acima não deixe de procurar ajuda especializada. Agende uma avaliação com um médico ortopedista aqui na Otur, nós trabalhamos com os melhores métodos para manter a sua saúde em dia.

dr. colleoni

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.