Infelizmente, a única coisa que podemos afirmar sobre o novo coronavírus é que muita coisa ainda é desconhecida. Com o processo de recuperação de pessoas contaminadas pelo vírus, o que cientistas e profissionais estão conseguindo identificar são as sequelas no pós-Covid. Sabemos também que cada organismo pode reagir de uma forma bem específica no contato com agente infeccioso, no entanto, há certas sequelas no pós-Covid que aparentemente têm se tornado mais presentes nesse processo de reabilitação pós contágio.

Outro fator que pode estar contribuindo para que tais sequelas no pós-Covid se intensifiquem são os longos períodos de internação. Certamente, essa é uma das causas de perda de massa muscular e diminuição da habilidade motora, por exemplo. E você, sabe quais são as outras sequelas no pós-Covid que têm aparecido? Selecionamos algumas delas e como o tratamento fisioterapêutico pode auxiliar neste processo, confira.

As sequelas no pós-Covid

Como já dissemos acima, cada organismo reage de forma específica ao contato com o novo coronavírus, e por mais que inúmeros estudos estejam sendo realizados, ainda é muito cedo para padronizar o comportamento do agente infeccioso em contato com o metabolismo humano. Dessa forma, as sequelas no pós-Covid são respostas que o corpo de cada paciente dá ao contágio com o vírus. Sendo assim, selecionamos as que têm sido relatadas com mais frequência.

 

Perda de paladar e olfato

Talvez a mais conhecida das sequelas pós-Covid pelo fato de ser também um dos sintomas mais populares entre os pacientes contagiados pelo vírus. A perda de paladar e olfato pode se apresentar de forma temporária ou mais prolongada, demorando semanas ou até meses para voltar completamente.

 

Insuficiência respiratória

Não é novidade que o pulmão é o órgão mais prejudicado no ataque pelo novo coronavírus. E, além desse fator, o que os médicos e cientistas têm observado é que ele ainda costuma apresentar uma demora maior na recuperação. Depois que o vírus vai embora, a inflamação pode persistir por semanas, comprometendo o funcionamento do órgão.

Os sintomas que costumam aparecer em quem está com o órgão mais comprometido podem ser um cansaço leve, uma redução da resistência na prática de atividades físicas ou alterações em exames. Já quando o pulmão fica mais prejudicado, o tratamento exige fisioterapia. É possível que 10 a 20% dos entubados evoluam com necessidade permanente de oxigênio.

 

Danos neurológicos

Presentes também em pacientes com quadro infeccioso que necessitam de longos períodos de internação. Déficits de concentração, alterações de apetite, humor entre outros, são alguns dos sintomas de danos neurológicos que podem aparecer no quadro de sequelas no pós-Covid durante o processo de recuperação.

Perda de massa muscular e diminuição da habilidade motora

Esse é mais um caso de sequelas no pós-Covid que estão mais relacionadas aos longos períodos de internação, e não a uma das particularidades desse vírus ou pandemia. O tempo acamado resulta em perda de massa magra e dificuldades para realizar movimentos simples, como andar e mesmo comer. Essas sequelas, se não tratadas da maneira adequada e com acompanhamento de um profissional especialista, podem ser agravadas devido à fraqueza muscular caso o paciente já apresente anteriormente algum problema ortopédico, crônico ou não. Por isso, se faz tão importante e necessária uma reabilitação especializada e individual, fator fundamental para a completa estabilização da saúde do paciente.

 

O processo de recuperação das sequelas no pós-Covid e da massa muscular perdida pode apresentar um progresso lento, dependendo do caso. No entanto, com uma série de exercícios específicos, e com um acompanhamento eficiente, os resultados podem não demorar a aparecer. E, se você se enquadra em situações próximas às que relatamos, ou procura um time de profissionais que possam se dedicar a apresentar a melhor solução para ti, saiba que a Otur tem uma equipe pronta para atender às suas necessidades com muita atenção e cuidado.

 

Entre em contato conosco pelo número (11) 4992-9577 ou através das nossas redes e canais de atendimento.

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.