A terapia ocupacional tem como objetivo ajudar o paciente a realizar atividades do dia a dia, quando existe algo que o impeça, seja por condições físicas, emocionais, psíquicas, sociais ou cognitivas.

Como é uma área muito abrangente, no artigo de hoje, vamos focar no segmento da terapia ocupacional voltada para a reabilitação física, que é uma das especialidades da Otur, auxiliando pacientes que tenham alguma dificuldade que comprometa sua autonomia em realizar suas atividades ou que tenha passado por um processo cirúrgico e está em fase de reabilitação.

Aqui, na Otur, nossos profissionais em terapia ocupacional são especializados e comprometidos em auxiliar nossos pacientes, com um atendimento personalizado e exclusivo. Entre em contato conosco e conheça nossos tratamentos.

Como funciona a terapia ocupacional na reabilitação física? 

O terapeuta age de acordo com as limitações do paciente, avaliar o contexto em que ele se encontra, é um dos primeiros passos a ser tomado para entender quais as necessidades e objetivos, adaptando o seu ambiente ou modificando o modo de fazer uma atividade para que o paciente consiga realizá-la de maneira fácil e eficiente, chegando ao resultado esperado.

A terapia ocupacional não trata a condição do paciente de modo isolado, mas sim, de modo integrado à vida, buscando a conquista de sua autonomia e habilidades através de suas atividades do dia a dia. Desse modo, o trabalho da terapia será evidenciado no cotidiano do paciente.

Agora que você já sabe o que é a terapia ocupacional para a reabilitação física e como ela funciona, vamos explicar como essa especialidade auxilia os idosos.

Terapia Ocupacional na terceira idade 

É indicada na ajuda aos idosos, promovendo atividades de participação nas rotinas de casa, melhorando a qualidade de vida.

Após algum trauma, doença ou perda motora, voltar a realizar atividades cotidianas, é uma forma de se sentir valorizado, mesmo que pareçam pequenas as conquistas e evoluções.

Vamos mostrar alguns dos benefícios que os idosos podem ter através da terapia ocupacional.

Enfrentamento dos desafios da vida diária

Esse talvez seja o primeiro e mais importante dos benefícios. As atividades corriqueiras podem se tornar difíceis e é a função do terapeuta ocupacional encontrar maneiras para solucionar esses problemas, fazendo com que o paciente possa contornar essa deficiência motora da melhor maneira.

Como, por exemplo, se uma das mãos não tem mais força para segurar um talher na hora de comer, será desenvolvida a habilidade de comer com a outra mão. Ou, então, será utilizado algum outro acessório ou suporte para que o paciente possa se alimentar sozinho.

Mobilidade através de modificações no ambiente

Tornar a vida mais simples, muitas vezes, depende de algumas adaptações.

Os idosos necessitam de espaços que sejam livres para a circulação, sem muitos móveis no caminho e obstáculos como degraus e tapetes.

A retirada dos objetos e a colocação de barras em locais estratégicos para se apoiarem, faz com que eles possam se deslocar sem a ajuda de outras pessoas.

Quando a mobilidade já é comprometida, espaços amplos permitem a circulação de cadeiras de rodas e andadores, sem que eles esbarrem em nada.

Barras nos banheiros, no vaso e no box, também são recomendadas para evitar quedas.

Promoção de saúde através da educação

As técnicas educacionais e os dispositivos utilizados durante a terapia promovem a longevidade, um estilo de vida mais saudável e uma percepção maior de qualidade de vida para os idosos.

O processo de aprendizagem para essa idade é diferente das demais e deve ser levado em consideração.

O terapeuta ocupacional é o profissional preparado e treinado, para transmitir e capacitar o paciente dentro desse processo de ensino e aprendizagem.

Prevenção de acidentes e quedas

Por terem os reflexos diminuídos, a força muscular e a visão comprometida, muitos acidentes podem ocorrer.

Como os ossos são mais frágeis, uma pequena queda pode gerar uma fratura grave.

A terapia ocupacional ensina o idoso a se manter ativo, conservar sua energia, além de várias técnicas e métodos para prevenir quedas.

Gostou na matéria? Venha até a Otur e conheça nossos profissionais em terapia ocupacional, estamos à disposição para tirar suas dúvidas e orientar nos melhores tratamentos.

 

dr knoll

Leave a Reply

Controle sua Privacidade e seus Direitos e Deveres.

Tenha uma experiência mais completa em nosso site com as suas preferências em relevância.

Nossos cookies respeitam a lei LGPD. Fique por dentro e ao clicar em “Aceitar” você estará ativando todos os cookies.

Leia a nossa  Política de Privacidade e Carta de Direitos e Deveres do Paciente.